Tags

, ,

Textinho que fiz para a aula de uma amiga. Fazia tempo que não precisava escrever nada com essa cara de “Oi, faço curso técnico” Foi digamos interessante….

No mundo corporativo define-se Marketing como “o conjunto de ferramentas que uma entidade se utiliza para que seus produtos sejam conhecidos, apreciados e comprados pelos seus clientes”. Neste contexto Marketing pessoal trata-se um profissional realizar a mesma atividade, porém para beneficio pessoal.

Trata-se da habilidade que um funcionário tem de aparecer sem ser chato perante os colegas, e chamar atenção do chefe e da empresa sem se bajulador. O Marketing pessoal surgiu da necessidade de competitividade dentro das empresas. Uma vez que o nível dos candidatos se encontra – na maioria das vezes – muito livelado, usa-se esse artificio para que a carreira deslanche.

Uma importante característica do marketing pessoal é que o ele deve ser uma tática integra e sincera. O enfoque nos pontos positivos da pessoa não pode obliterar ou subjugar os colegas de trabalho, ou mesmo membros mais antigos.

Mas como realizar um bom marketing pessoal? Não existe obviamente que uma formula para o sucesso dentro das empresas, mas alguns parâmetros devem ser observados. Pessoas com liderança tendem a realizar um om marketing pessoal, pois como líderes naturais, são formadores de opinião dentro das empresas.

Obviamente que a pessoa precisa ter Confiança. Confiar no que faz, confiar em suas capacidades e principalmente despertar a confiança nos outros. Ter visão também influencia neste quesito, afinal uma pessoa que sabe o que esta fazendo, o porquê esta fazendo e quais melhorias possam ser implementadas gera impactos positivos para os colegas e para empresa.

Espirito de Equipe e Maturidade também contam pontos, pois o funcionário demonstra que entende o papel de cada pessoal envolvida na organização e é capaz de solucionar os problemas sem discussões desnecessárias. Empatia ao elogiar o trabalho de um colega, e principalmente se dispor a ajudar o mesmo em alguma dificuldade, demonstra que a pessoa esta engajada com a empresa e com os objetivos de crescimento – não apenas com os interesses dela própria.

Otimismo para não se desesperar com os problemas, não um otimismo cego que não vê soluções, mas sim um otimismo pautado em objetivos claros que possa gerar o animo para a realização dele. Estar em visibilidade dentro da empresa hoje em dia é algo que permeia a base do marketing pessoal, é se fazer notar, e demonstrar que você tem o desejo de avançar na carreira e pretende crescer juntos com a empresa.

Obviamente que nada disso irá despertar a simpatia dos outros se a pessoa não possuir integridade. Ser integro no ambiente de trabalho é uma das maiores qualidades que uma pessoa possa ter. O ambiente corporativo é extremamente pesado e concorrido, mas não significa que o profissional precisa se valer de ardis para ser promovido. Muito pelo contrario, gera antipatia e em alguns casos pode levar a demissão ou estagnação da carreira.

Essas características tendem a tornar um profissional bem quisto e requisitado dentro das empresas, o que faz com a empreitada da carreira seja menos íngreme e seu trabalho seja mais facilmente reconhecido e apreciado.

Isso me lembra o motivo de não fazer cursos técnicos nunca mais…

#PreguiçaFeelings

Anúncios