Tags

, ,

Apenas escute!

É sabido entre meus amigos que me amarro em música japonesa. E não só japonesa, já escutei música chinesa também. Escuto músicas em Italiano, Francês, Espanhol, Inglês e recentemente me mostraram em Russo .

E adivinha qual causa mais estranhamento? Acertaram são as músicas orientais. Primeiramente deixe-me explicar uma coisa tenho contato com a cultura japonesa desde o berço, minha tia é casada com japonês e minhas primas sempre me passaram muitas noções, livros, textos, músicas, animes e mangas japoneses (tornaram a minha infância maravilhosa diga-se de passagem). Para mim é natural. Tão natural quanto é para vocês escutarem música americana e britânica sem terem o menor convívio com a mesma – simplesmente porque toca nas rádios.

Estudei Japonês então consigo entender algumas coisas e sei quando algo esta errado com traduções mal feitas.

Feita as devidas explicações vamos a uma pequena observação. Todos dizem que música é algo maravilhoso e blábláblá, porém poucos realmente ouvem música. E não me refiro a qualidade musica, mas sim a escutar o que a música tem a lhe dizer.

E não pensem que só por postar no Facebook um trecho vocês são arautos máximos daquela banda e compreendem todos os sentimentos dessa banda, bem tenho algo a lhes dizer, não são.

Como diria nossa arauto do conhecimento Wikipédia (qualquer dia falo disso também):

“A música (do grego μουσική τέχνη – musiké téchnea arte das musas) é uma forma de arte que se constitui basicamente em combinar sons e silêncio seguindo uma pré-organização ao longo do tempo.”

Ou seja, é mutio mais a questão de como sentir a música do que dê tentar entender todas as minucias da letra.

Letra é algo dominante, é lindo e é importante – umas das belezas dá música japonesa é encontrar uma série de sentidos filosóficos devido à aspectos culturais e e de escrita (Kanjis) – Porém as vezes devemos apenas apreciar a beleza da melodia, perceber os instrumentos atuando em conjunto para formar a música.

Então da próxima vez que alguém lhe disser que escuta música em algum língua muito diferente, não faça cara de desdém, as vezes a pessoa conhece melhor a banda, melodia, lingua e letra melhor do que você que fica escutando suas bandinhas americanas sem nem tentar entender o que eles cantam.

 

