Tags

, , , , ,

Caso eu feche os olhos esse manha, ainda consigo ver as imagens do filme passando na minha mente. Mas não apenas da conclusão épica do Harry Potter, vejo todos os filmes passando em sequencia e chegando ao seu desfecho de forma gloriosa.

Desde o primeiro filme já se passaram aproximadamente 10 anos. Desde o primeiro livro aproximadamente 14 anos. E fica a sensação de que realmente se encerrou.

Quem teve a oportunidade de crescer lendo e assistindo o Harry Potter, talvez tenha um pouco de nostalgia com relação ao fim. Mas não obstante, é necessário se lembrar de tudo o que vivemos esses anos todos.

Ao sair do filme tive a sensação que uma parte da infância terminava ali naquela sala de cinema, e acredito que muitas outras pessoas também.

Com relação ao filme, na minha opinião, foi o mais perfeito. Apesar dos filmes anteriores terem faltado partes importantes e explicativas, no último filme não ficaram buracos, e tudo de certo modo se encaixou perfeitamente.

Com relação as cenas, como disse minha amiga Manu “realmente eu imaginei dessa forma.”, e sim eu imaginei daquela forma, as mortes, as lutas, a destruição de Hogwarts – que de certo modo deixou um certo descontentamento com a destruição do local de nossos sonhos de infância – e principalmente a Historia do Severo Snape.

A explicação da infancia de Snape, o amor dele por Lilian, e de certo modo a maneira como ele havia sido usado todos aqueles anos, seja por Voldermort  ou mesmo por Dumbledore. Foi realmente redimir o personagem, foi torna-lo alguém que na realidade nunca havia sido ruim porém sempre havia sido detestado.

A luta foi sensacional, a morte de Voldermort foi boa, e o desfecho, bom foi idêntico ao do livro. O filme permitiu dar algumas risadas, e assim como no livro foi bem ramificado, mostrando todos os outros heróis da historia, como a Profª Minerva, Neville, Luna, Hermione e Rony, Remo, etc. Acredito que essa decentralização do personagem seja um excelente ganho em termos de enredo e construção de narrativa.

Outros pontos positivos:

– Trilha sonoro soberba.

– Excelentes atuações.

– Não foi um filme muito longo.

– Momentos mais “leves” que permitiram um esboço de sorriso ou mesmo uma sonora risada.

Obviamente teve seus pontos negativos, porém acredito que os mesmos sejam mais subjetivos. Cada um tem uma parte do livro que gostaria de ver ou simplesmente que fosse suprimida.

E realmente tudo se encerra neste filme…Se encerra uma saga que levou milhões de crianças começarem a ler – pode ser piegas mas conheço muitos que começaram lendo Harry Potter -, que abriu caminho – novamente – para os livros de literatura fantástica e se encerrou uma fase da vida de todos nós.

Avada Kedrava!

Anúncios