Tags

,

O que nos define como seres humanos?

Existem uma serie de características e de habilidades – que nos foram dadas pela evolução – que podem vir a ser algo que nos difere das demais espécies, porém será que somos apenas isso? Será que não existe uma característica que nos defina como humanos, e não como animais desenvolvidos?

Podemos pensar no nosso conceito de personalidade. Afinal cada ser humano da face da terra é diferente um do outro – psicologicamente falando – e isso torna as interações sociais complexas e intrincadas, como numa enorme teia de aranha na qual um fio desencadeia uma serie de outros fios. Todavia não podemos nos esquecer que os animais que se encontram abaixo de nós na escala evolutiva também possuem uma personalidade, obviamente é bem mais rudimentar e simples do que o humano, porém cumpri o seu papel de diferenciação dos indivíduos na espécie.

Ora podemos afirmar que o que nos difere dos animais é a nossa tão aclamada inteligência, porém para mim esse conceito e inteligência é relativo, afinal e contas já foi comprovado que os animais possuem sim a capacidade de aprendizado, e mais do que isso muitas espécies possuem a inteligência para definir quais seriam as melhores soluções para um problema que aparece para eles – como por exemplo o cão, o macaco, e em alguns estudos mais recentes os cavalos.

O ser humano é dotado sentimentos. Os animais também. Em escala menor os animais também possuem sentimentos, eles são capazes de sentir alegria, medo, ansiedade, e amor como nós.

Agora, se existe uma atividade na qual o ser humano é bom e competente – ou pelo menos tenta ser-, e que somos a unica raça que podemos nos orgulhar de ser capaz de CRIAR. Seja uma música, uma pintura, um texto, ou escultura. Uma cidade no meio do deserto, ou mesmo uma maquina mais pesada que o ar que é capaz de voar, tudo isso provem da capacidade humana de criação, do seu desejo de tornar as coisas melhores, de modificar o mundo a sua volta  e realizar uma obra que perdure pelos anos vindouros.

O ser humano possui uma necessidade de criar e modificar, de imprimir uma marca, de mostrar que ele existiu. E essa é a característica mais importante que difere nós “humanos” dos animais que vivem na Terra. Tanto para o bem quanto para o mal.

Seja fabricando heróis, ou vilões, o ser humano sempre estará criando. Pois essa a é sua necessidade, essa talvez seja a sua real natureza.

Anúncios