Tags

, , , , , , ,

Qual é a sua verdadeira natureza?

Digo, que característica, sua se mantém, inalterada desde de pequeno?

Para muitos isso pode parecer tolo, ou até mesmo uma utopia, porém acredito firmemente que certas características não mudam com o passar do tempo, ou pelo menos a sua verdadeira natureza, aquele traço de personalidade primordia – sua persona – sempre estará presente.

Claro que fazer esse tipo de pergunta a nós mesmo é uma total perda de tempo, aparentemente o ser humano é incapaz de notar certas características suas. Nós sempre parecemos nas nossas mentes melhores ou piores do que realmente somos, e apenas aqueles a nossa volta são verdadeiramente aptos de notar isso em nós.

Algumas pessoas são naturalmente boas, são dotadas de uma bondade que não importa quanto tempo se passe, ou quantos “tombos” essa pessoa leve na vida, sua bondade sempre estará presente, pronta para se manifestar, mesmo que nas pequenas coisas.

Outras são naturalmente ingênuas, ou esperançosas, otimistas e pessimistas, alegres, brincalhonas, serenas, espertas…Não importa, sempre há algum traço em você que se manifesta com mais força e inconscientemente mesmo que por várias vezes você tenha tentado apagá-lo.

É muito interessante quando você encontra alguma pessoa que não vê a anos, e por mais mudanças que tenham ocorrido com ela ou na vida dela, a verdadeira natureza dela não terá se alterado, a persona que você conheceu e que lhe agrada profundamente ainda está lá. As vezes está encoberta, mas nos mínimos atos você repara e percebe que aquela pessoa ainda é a mesma.

Saber se isso é bom ou ruim,  vai muito além da capacidade humana, somos na maior parte do tempo egoístas demais, mesquinhos demais, e o pior hipócritas demais. Porém é algo que ocorre por mais que desejemos mudar isso.

Eu siceramente gosto dessa ideia, do eterno retorno – quem conhece as ideias de Nietzsche, entende relativamente bem esse termo – e da maneira de saber que talvez o lado que mais amamos numa pessoa sempre estará lá – isso se você tiver a sorte de gostar da persona intrínseca que ele não, não apenas a momentânea.

E agora você sabe qual é a sua verdadeira natureza? Ou pelo menos daqueles que estão ao seu lado?

Não? Ótimo, pois assim você sempre poderá se encantar com os mesmos atos sempre que eles ocorrem, e esse meus amigos é o segredo para poder se manter ao lado de alguem…Gostar daquelas pequenas características que, no fim das contas, fazem toda a diferença.

Anúncios