Tags

, , ,

O que é arte?

Seria apenas algo decorativo? Uma mera estimulação visual? Uma manifestação cultural?

Uma coisa é certa, TUDO é arte. Apesar de termos uma certa limitação  para a sua compreensão, ela permeia tudo o que existe na nossa vida, guiando nossos atos e formulando personalidades.

Ao adotar essa postura, acabo por cair em um lugar comum da maior parte dos textos que li sobre arte, porem me permito aqui fazer aqui uma correlação com Nietzsche ao propor um caminho metafísico de entendimento da arte.

Para Nietzsche e de certa forma para mim, o ser humano só se encontra na arte. É nela que ele supera todas as suas barreiras e cria, como um Deus, uma existência repleta de significado e sentido, que muitas vezes não pode ser encontrada na vida real.

Ao partir desse pressuposto, podemos perceber claramente que arte nada mais é do que qualquer coisa que o ser humano faça.

Para reforçar meu argumento, cito por exemplo Ernst Gombrich, famoso historiador de arte:

Nada existe realmente a que se possa dar o nome de Arte. Existem somente artistas.

Se considerarmos realmente o que cada um de nós entendemos de arte, mesmo estudando determinados estilos, movimentos, e épocas caímos sempre, na mesma base, artistas.estudamos os artistas mais famosos e que mudaram sua época e de que maneira sua arte modificou os padrões vigentes.

Ao limitarmos “o que é arte”, não estamos limitando a arte em si, mas si delimitando uma área de estudo para a nossa própria compreensão e para que possamos nos encaixar e definir um padrão de comportamento artístico, mesmo que ele não exista realmente.

Não obstante, podemos claramente perceber que essa delimitação acabou delimitando, o nosso próprio entendimento e entendimento da arte.Mesmo que nos fosse mostrada frente a frente uma obra de arte, existe apenas um fator que ainda importa. O que ela desperta em você…

Nosso entendimento depende claramente da nossa inteligência e estudo, porem o sentimento despertado por ela, não depende nada disso, sua vivencia e seu espanto diante da obra de arte é tão importante quanto qualquer estudo de técnica utilizada, época, estilo, autor, etc.

A arte tem o incrível poder de superar a nossa lógica e mexer diretamente com o nosso subconsciente estimulando áreas que não são ativadas conscientemente.Mexendo com desejos reprimidos, sentimentos esquecidos, dores e alegrias que foram deixadas de lado ao seguir pela vida.

A arte talvez seja a unica criação humana que sirva como uma manifestação pura de sentimentos e de varias maneiras da alma humana.

Anúncios