Tags

, , , ,

Heróis

Os ideais de uma civilização podem ser descobertos, ou traduzidos, atraves de seus icones, sejam eles icones religiosos, politicos, ideologicos, sociais, etc.Talvez eles sejam basicamente uma projeção de tudo que consideramos de certa forma correto, nesse caso lembre-se que correto não quer dizer certo em um sentindo universal, mas sim para os nossos interesses.

Obviamente que existem os mais diversos tipos de heroi, e cada um deles condizende com o seu periodo historico, seja passando pela idade antiga na qual o exemplo perfeito de heroi era um homem masculo, excelente soldado\guerreiro, que cumpria todas as ordens a ele dada, a menos que fosse necessario contrair todos por um bem maior (ok as vezes era mera presunção para contrariar os deuses), passando pela idade média que o cavaleiro devia salvar as donzelas em perigo, chegando aos tempos atuais em que os quadrinhos, independentemente da sua naturalidade, ditam nossos ideais de nobreza, triunfo, honra, e etc.

Não obstante, o heroi sempre foi o personagem que mexe com a imaginação da população, uma vez que ele esta sempre disposto a realizar as mais incriveis façanhas, inclusive em detrimento dos seus proprios sentimentos e vontades.

E ao mesmo tempo ele não busca nada disso, nem reconhecimento nem vingança, ele busca apenas uma reparação justa, ele busca apenas justiça.

Se considerarmos apenas o ideal de heroi – nesse caso não trato do anti-heroi, figura que só surgiu muito tempo depois, como um heroi ironico e amargurado -, percebemos que o nosso ideal de bondande e de vitoria nada mais é que a imagem de uma pessoa sofredora, que passa por todas as agruras e nem por isso se vale de metodos sordidos.

Mas isso condiz com a realidade? Quero dizer, nos realmente somos capazes de abrir mão de nosso orgulho para simplesmente ser bom?

É uma decisão muito dificil trilhar por esse caminho, e se considerarmos os diferentes tipos de heroismo (historico, politico, social, religioso), vemos que cada um deles apresenta uma falha simples pórem a que eu considero mais importante. ” O heroi de alguem (de uma pessoa, de um povo, de um mundo), pode ser simplesmente o vilão de outros.”

Mas essa é uma questão que não tem importancia, uma vez que a historia sempre é contanda de um ponto de vista, o dos vencedores.E o ser humano invariavelmente esta predisposto à acreditar que há apenas um ponto de vista, o dele proprio.


To be continues…




Anúncios