Tags

, , , , , ,

Esse dias estava vendo uns textos na internet e me deparei com questões muito interessantes, que de certa forma nunca havia prestado realmente a atenção.

Qual a necessidade da verdade?Quero dizer o que é mais importante a verdade sofrida ou a mentira que nós queremos ouvir e acreditar?De certa forma o ser humano apesar de clamar pela verdade tem um real medo dela, não conseguindo suportar a ideia de tudo que ele acredita ser destruido com palavras simples e verdadeiras, por isso certos tipos de mentiras sociais são tão aceitas.Seja aquelas bobas como dizer que alguem esta bonita quando não esta, ou não contar a verdade para amigos sobre questões que não lhe dizem respeito.

As pessoas são realmente fracas  não sabem lidar com questões que não desejam a verdade, são hipocritas a ponto de cobrarem dos outros uma atitude que elas mesmo não tem, pórem essa não é a questão principal desse post, é que ao ler uma serie de estudos psicofilosoficos percebi uma coisa muito interessante, realmente existe uma lógica no nosso sistema de exclusão.

Aparentemente excluimos aquilo que não gostamos certo?Mas não só isso, nosso sistema de exclusão é bem mais complexo uma vez que ele parece antecipar certos eventos desagradáveis e por isso nós não podemos explicar a sensação que certas pessoas desencadeiam em nós.Seria como um jogo de xadrez nosso cerevro percebe todoas as combinações possiveis de situações sem que nos mesmo tomemos consciência disso e nos dá essa “dica” do futuro comportamento da pessoa.

E com o passar dos anos esse tipo de compoitamento vem sendo propagado e cada vez mais aceito na sociedade, afinal quem quer conviver com aquilo que não quer ouvir, saber ou ver?A fraqueza humana esta no medo, medo esse que a impede de perceber que as vezes as mais trsites verdades são…tristes.

Não adianta nos querermos fugir da tristeza, essa tendêcia que a sociedade atual tem de abominar a tristeza acaba fazendo mais mal do que bem.Nós não sabemos mais lidar com isso logo a excluimos o máximo possivel do nosso “meio”, obviamente que não obtemos sucesso nisso, nem nunca vamos obter.

Enfim acrdito que bo parte dos nossos problemas são provenientes exatamente disso dessa fuga diária de coisas que possam nos ferir, e infelizmente isso é algo imprencidível na vida – não estou falando que é maravilhoso mas é um mal necessário.

Bem até a próxima pessoas

Anúncios