Tags

,

“Não se odeia quando pouco se preza, odeia-se só o que está à nossa altura ou é superior a nós.”  Friedrich Nietzsche

Como a maioria das pessoas devem saber Nietzsche foi o criador da corrente filosofica mais importante da historia contemporânea, o Niilismo, que nada mais que a descrença absoluta em tudo – sendo bastante superficial.

Mas discorramos um pouco sobre o sentido da frase…Como ser humano vivemos obviamente em uma sociedade de hierarquias o que torna nossa vivencia em certos aspectos muito mais pratica…E em outros uma vivencia que preza a competição sem limites e o unico posto aceitavel é o de vencedor.

Nesse caso o que seria o desencadeador do ódio?Ora nada mais obvio, ser superado.Mas ser superado é algo que só pode acontecer por alguem de igual valor ou de um valor superior ao nosso, odeia-se aquilo que esta no mesmo nivel que o nosso e não podemos subjulgar pela força – qualquer que seja – e que de certa forma temos que admitir nossa derrota e nossa fraqueza perante nosso inimigo e da sociedade.

Nessa caso so posso chegar a uma conclusão de que nosso ódio pode dizer muito o tipo de pessoas que somos…Pode dizer mais ate do que aquilo que amamos,mas o amor fica para a proxima xD.

Mata ne minasan

Anúncios